O que é o exame B1 para obter a cidadania italiana?

O exame B1 é um dos requisitos para as pessoas que desejam adquirir a cidadania italiana. Este exame é um dos meios de comprovação do conhecimento da língua italiana. Neste artigo, vamos explicar o que é o exame B1, como é realizado e quais são os critérios utilizados para aprovação. Além disso, também vamos fornecer dicas para quem deseja se preparar para o exame e aumentar suas chances de aprovação.

Università per Stranieri di Perugia

O exame B1 é uma prova que avalia o conhecimento da língua italiana, e é uma das etapas necessárias para quem deseja adquirir a cidadania italiana, por matrimônio ou das outras diversas formas. O exame é composto por duas grandes partes: uma prova escrita e uma prova oral. Todavia, a parte escrita se divide, por sua vez, em três partes que são: compreensão de leitura, produção de textos escritos e compreensão auditiva.

Existem várias provas oferecidas pelas diferentes instituições, como:

• CELI que é a prova certificada pela Università per stranieri di Perugia;
  • CILS que é a prova certificada pela Università per stranieri di Siena;
  • CERTIT que é a prova certificada pela Università Roma 3.

A prova do exame B1

Como foi dito, a prova escrita é composta por várias partes que agora vamos explicar.

Compreensão da leitura

O que se pretende nesta parte da prova, é que o aluno seja capaz de entender breves textos escritos com linguagem diferentes, como por exemplo, publicidades, noticias, menu de restaurantes, instruções, receitas, etc.

Esta parte é dividida por fases entre as quais há breves textos para ler e as respostas são a escolhas múltiplas; textos mais compridos em que os exercícios de compreensão podem várias entre completar as frases, escolher as respostas corretas entre várias possíveis, etc.

Produção de textos escritos

Nesta parte pede-se que o aluno seja capaz de escrever cartas ou email para os amigos ou familiares, breves histórias, mensagens com referência a vida cotidiana, aos acontecimentos e pretende-se que demonstre a capacidade de narrar usando o presente, o passada e futuro.

Compreensão auditiva

Na compreensão auditiva, o aluno deve demonstrar a capacidade de compreender a mensagem importante de vários tipos de textos que podem ser narrados por uma vez ou mais do que uma.

Os textos podem ser publicidades, diálogos entre pessoas na rua ou no café, notícias, conversações ao telefones, anúncios, etc.

Prova oral

A prova oral baseia-se em uma conversação oral entre o aluno e um membro do júri. No início o aluno deverá falar um pouco sobre si, sua vida, seus interesses, descrevendo por exemplo sua família, sua cidade, etc.

Depois deverá descrever uma imagem que os membros do júri mostram, indicando quantos mais detalhes possíveis, bem como expressar pareceres sobre a imagem em si.

Por fim, a prova prevê o que é chamado role-play. Isto é, um diálogo entre o aluno e um membro do júri sobre a vida cotidiana. O que se pretende nesta fase é que o aluno demostre a capacidade de entender as perguntas e responda de maneira apropriada, tentando criar frases.

A prova oral dura entre 10/12 minutos, enquanto a escrita varia entre 2h e 2h30, dependendo das instituições.

Sistema de avaliação

O sistema de avaliação depende das instituições por isso, é melhor verificar no site de cada uma quais são as pontuações mínimas e os sistemas de validade das provas:

certificazioneitaliano.uniroma3.it

Uma dica importante para as pessoas que desejam se preparar para o exame B1 é estudar a língua italiana com regularidade. É importante dedicar tempo diariamente para estudar e praticar a língua, seja por meio de aulas, livros, filmes ou música. Além disso, é importante fazer exercícios e provas simuladas para se acostumar com o formato e as perguntas da prova.

Nos sites que indicamos, é possível ver e baixar algumas provas antigas para estudar a estrutura e se exercitar.