O que é a tradição do Capodanno, o Réveillon italiano
O fim de ano é marcado por tradições muito próprias na Itália. Enquanto em muitos países a celebração é chamada de Réveillon, por aqui festejamos a chegada do Capodanno, o modo italiano de celebrar o início de um novo ano.
Mais do que uma simples virada no calendário, trata-se de um conjunto de costumes culturais, gastronômicos e simbólicos que variam de região para região, mas compartilham o mesmo espírito de renovação por todo o país.
As tradições do Capodanno
A palavra Capodanno vem da junção de capo (cabeça) e anno (ano), ou seja, literalmente “o início do ano”. O termo remete à ideia de recomeço, de abrir um novo ciclo. Esta data é chamada também San Silvestro porque, neste dia, a igreja católica comemora Papa Silvestro uma figura importante para a igreja que conseguiu transformar a antiga Roma pagana para Roma cristã.
Shows e eventos
Em diversas cidades italianas, as praças principais se transformam em palcos de shows gratuitos com artistas famosos, reunindo moradores e turistas. Para quem prefere algo mais reservado, teatros, hotéis e vilas históricas oferecem espetáculos pagos e ceias especiais, mas é obrigatório reservar com bastante antecedência.
O “Rogo del Vecchione” é uma antiga e popular tradição de Ano Novo em Bolonha, onde um grande fantoche (o “vecchione”, representando o velho ano) é queimado na Piazza Maggiore à meia-noite do dia 31 de dezembro, simbolizando a purificação das negatividades e a esperança por um ano melhor, acompanhado por fogos de artifício e festividades.
Brinde com Prosecco
Independentemente do formato escolhido para curtir a festa, o momento mais aguardado é a meia-noite, quando o brinde com Prosecco ou espumante marca oficialmente a chegada do novo ano – assim como isso também ocorre em outros países.
Este é um dos momentos mais especiais da noite pois, depois da contagem regressiva, se abrem as garrafas de Prosecco e todos brindam juntos, desejando um feliz ano novo. Muitas vezes, as pessoas saem de casa e abrem as garrafas no jardim ou nas ruas para brindar e ver, ao mesmo tempo, os tradicionais fogos de artifícios.
Tradições da passagem do ano
Há também costumes de se jogar fora pratos velhos quebrados, bem como outros objetos que não servem mais, para deixar o que não funciona para trás e abrir caminho para as boas novas. Isto simboliza jogar fora todas as coisas negativas que aconteceram durante o ano passado. Há também uma outra tradição recorrente em toda a Itália: muitas pessoas usam roupa íntima vermelha porque se diz que trará um ano de amor e sorte.
Clima de inverno
Outro aspecto marcante do Capodanno é o contraste climático entre o norte e o sul da Itália. No norte, as temperaturas costumam variar entre 0 °C e 10 °C, com possibilidade de neve em áreas montanhosas e atividades típicas do inverno, como patinação no gelo e ski.
No sul, o clima é mais ameno, com termômetros entre 10 °C e 15 °C, o que permite celebrações ao ar livre. Uma das tradições mais populares é il tuffo di Capodanno: se organizam um encontro nas praias e as pessoas fazem o primeiro mergulho do ano, independentemente das temperaturas.

Gastronomia
A gastronomia, elemento central da cultura italiana, ocupa um papel fundamental nas celebrações de Capodanno. Pratos à base de lentilhas são indispensáveis, pois simbolizam riqueza e fortuna diante do formado que lembram moedas.
Elas costumam ser servidas acompanhadas de linguiças, chamadas de cotechino (esse tradicionalmente do norte da Itália) ou zampone, associadas à abundância.
Em algumas regiões da Itália também há a superstição de se comer uvas e romãs. Desde a antiguidade que a romã é símbolo de riqueza e fertilidade pelos nobres. Há uma tradição de se comer 12 uvas, uma para cada mês do ano, na noite da véspera do Ano Novo para pedir boa sorte. Narra-se que a origem desta tradição é espanhola e sucessivamente se espalhou pela Itália.
Para finalizar, não faltam doces tradicionais como o panettone, que adicionam um toque festivo e familiar à mesa. Esses alimentos reforçam o desejo coletivo de prosperidade, saúde e renovação para o ano que se inicia.
Obviamente, o cenone dell’ultimo dell’anno é mais um momento em que as mesas dos italianos se enchem de pratos preparados em casa e tem mais que um primeiro prato, mais que um segundo prato e muitos acompanhamentos.


