Jogos Olímpicos – edição de inverno – acontecem na Itália, em Milano e Cortina d’Ampezzo
As Dolomitas, ou os alpes italianos, ao norte do nosso país, se transformarão ao longo do mês de fevereiro. Isto por que toda a beleza natural das montanhas de gelo e neve serão palco da maior disputa esportiva mundial, os Jogos Olímpicos. Neste caso, a edição de inverno. É a terceira vez que a competição acontece na Itália. A primeira ocorreu em Cortina em 1956 e em Torino em 2006.
As regiões escolhidas para 2026 são duas, Milano – Milão, a porta de entrada para os Alpes, e Cortina d’Ampezzo, ou apenas Cortina, que é o coração das Dolomitas. Num ambiente gelado e cheio de história, os atletas de dezenas de países se reunirão aqui em oito cidades em busca do pódio. Vamos conhecer um pouco desses locais!
Milano
Milão, a cidade que nunca dorme e está sempre cheia de estilo. É a porta de entrada para os Alpes Italianos e está localizada na chamada planície Padana (Vale do Pó), na região da Lombardia. É lá que aconteceu a cerimonia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em 6 de fevereiro.
É uma cidade rica em cultura, arte, história e claro, moda. O Duomo, ou Catedral de Milão, é sem dúvida nenhuma a atração mais famosa da cidade e um ícone da arquitetura gótica. A construção levou quase seis séculos para ser concluída e o resultado é espetacular.
Nos Jogos Olímpicos de Inverno, Milão vai receber os esportes de hóquei no gelo, patinação artística, patinação de velocidade em pista grande e pista curta. Os centros esportivos são: Milano Ice Skating Arena, Milano Rho Ice Hockey Arena, Milano San Siro Olympic Stadium, Milano Santagiulia Ice Hockey Arena e Milano Speed Skating Stadium.
Clicando aqui você vai conferir um artigo completo sobre Milano, incluindo os principais locais de diversão e lazer, e o que fazer na cidade além dos pontos turísticos.
Cortina d’Ampezzo
O coração das Dolomitas, Cortina d’Ampezzo é reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas) como patrimônio mundial da humanidade. Palco dos Jogos Olímpicos 70 anos atrás, em 1956, a ‘Rainha das Dolomitas’ mantém-se imponente e cheia de gelo.
As estâncias de esqui na região oferecem pistas para esquiadores de todos os níveis, além de instalações modernas e uma excelente infraestrutura turística. As cidades próximas também oferecem uma ampla variedade de atividades de lazer, como banhos termais, lojas, restaurantes e museus.
Para esta nova edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, Cortina vai receber os esportes bobsled, curling, esqui alpino, luge e skeleton. As disputam acontecem no Cortina Curling Olympic Stadium, Cortina Sliding Centre e Tofane Alpine Skiing Centre.
Tina e Milo
Tina e Milo são as mascotes que representam o evento. Tina tem casaco claro e é a mascote das Olimpíadas de Inverno de 2026, enquanto Milo tem casaco escuro e é a mascote das Paraolimpíadas de Inverno de 2026. Dois arminhos, animais da família das doninhas. Seus nomes lembram duas das cidades envolvidas nos Jogos: Tina de Cortina e Milo de Milão.
Para a escolha houve um concurso nacional que envolveu estudantes de todas as escolas italianas e só um ano depois do concurso ter começado, duas mascotes foram apresentadas durante um dos eventos mais importante em Itália: o “Festival di Sanremo”.
Mais cidades dos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália
Livigno
Livigno fica na Lombardia, província de Sondrio, nos Alpes italianos, perto da fronteira com a Suíça. É uma estação de esqui de alta altitude, conhecida pela longa temporada de neve com mais de 100 km de pistas de esqui (de 1.800 a 2.900 metros de altitude). Nos Jogos de Inverno, recebe provas de snowboard e esqui estilo livre no Livigno Aerials & Moguls Park e no Livigno Snow Park.
Bormio
Bormio está na Lombardia, na região da Valtellina, cercada pelos Alpes. É famosa pelas pistas de esqui e pelas termas de águas quentes usadas desde a época romana. Também é porta de acesso ao Parque Nacional do Stelvio. Nos Jogos, será palco de provas de esqui alpino e esqui de montanha, aproveitando sua tradição em competições internacionais. As provas ocorrem no Stelvio Ski Centre.
Anterselva / Antholz
Anterselva (Antholz, em alemão) fica no Trentino-Alto Ádige/Südtirol, no norte da Itália, área de forte influência cultural germânica. Localiza-se no vale de Anterselva, próximo à Áustria, a 1.642m acima do nível do mar. É referência mundial no biatlo, com estádio moderno e etapas frequentes da Copa do Mundo. Nos Jogos, sedia as disputas da modalidade e de esqui cross-country no Antholz-Anterselva Biathlon Arena.
Tesero
Tesero está no Trentino, na região do Vale di Fiemme, área alpina conhecida pelo esqui nórdico. A cidade é pequena, com tradição em artesanato em madeira e turismo de inverno. O centro de esqui de fundo de Lago di Tesero é um dos mais importantes da Itália e recebe provas de esqui cross-country nos Jogos Olímpicos, além de combinado nórdico no Tesero Cross-Country Skiing Stadium.
Predazzo
Predazzo, também no Trentino e no Vale di Fiemme, é cercada por montanhas das Dolomitas. É conhecida pelo complexo de saltos de esqui de Val di Fiemme, que já recebeu Mundiais da modalidade. Combina turismo de inverno e verão no “Paneveggio Pale di San Martino”, um parque natural maravilhoso. Nos Jogos Olímpicos de Inverno, abriga as competições de salto com esqui e combinado nórdico no Predazzo Ski Jumping Stadium.
Verona
Verona fica no Vêneto, no norte da Itália, entre Milão e Veneza. Cidade histórica, é famosa pela Arena Olímpica de Verona, anfiteatro romano bem preservado, e pela associação com “Romeu e Julieta”. Embora não seja alpina, a cidade sediará a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos dia 22 de fevereiro e a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos em Milano Cortina 2026.
Inverno na Itália: como aproveitar?
O inverno na Itália é uma época encantadora, com paisagens cobertas de neve, mercados de Natal belíssimos e uma sensação única de aconchego. Época perfeita para sua viagem. Além da beleza e charme que essa estação traz, inesperadamente muitas pessoas afirmam que o inverno na Itália pode melhorar a saúde.
Dentro das residências, por exemplo, há aquecimento e os imóveis são em geral bastante preparados para a estação, com isolamento térmico seja nas residências, comércios e outros locais. E acredite: quando está nevando, ainda que esteja frio, é um momento mais quente em comparação com os dias mais frios, de fato.
Quando você está com frio e quer ficar mais quente, pode perguntar: “accendiamo il riscaldamento?” é uma frase para se dizer “vamos ligar o aquecimento”.
Se você ouvir um italiano dizer “oggi la temperatura si è abbassata” significa que “hoje a temperatura caiu/a temperatura está muito baixa”. Outras frases úteis que você pode usar no inverno são:
Sento freddo – sinto frio
Sono freddolosa/o – sou friorenta/o
Ha nevicato – Nevou!
La città è coperta di neve – A cidade está coberta de neve.
Ci sono trenta centimetri di neve per terra – Há trinta centímetros de neve no chão.
Il cielo è azzurro dopo la nevicata – O céu está azul depois da nevasca.