As Dolomitas na maior disputa esportiva mundial

Jogos Olímpicos – edição de inverno – acontecem na Itália, em Milano e Cortina d’Ampezzo

As Dolomitas, ou os alpes italianos, ao norte do nosso país, se transformarão ao longo do mês de fevereiro. Isto por que toda a beleza natural das montanhas de gelo e neve serão palco da maior disputa esportiva mundial, os Jogos Olímpicos. Neste caso, a edição de inverno. É a terceira vez que a competição acontece na Itália. A primeira ocorreu em Cortina em 1956 e em Torino em 2006.

As regiões escolhidas para 2026 são duas, Milano – Milão, a porta de entrada para os Alpes, e Cortina d’Ampezzo, ou apenas Cortina, que é o coração das Dolomitas. Num ambiente gelado e cheio de história, os atletas de dezenas de países se reunirão aqui em oito cidades em busca do pódio. Vamos conhecer um pouco desses locais!

Milano 

Milão, a cidade que nunca dorme e está sempre cheia de estilo. É a porta de entrada para os Alpes Italianos e está localizada na chamada planície Padana (Vale do Pó), na região da Lombardia. É lá que aconteceu a cerimonia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em 6 de fevereiro. 

É uma cidade rica em cultura, arte, história e claro, moda. O Duomo, ou Catedral de Milão, é sem dúvida nenhuma a atração mais famosa da cidade e um ícone da arquitetura gótica. A construção levou quase seis séculos para ser concluída e o resultado é espetacular. 

Nos Jogos Olímpicos de Inverno, Milão vai receber os esportes de hóquei no gelo, patinação artística, patinação de velocidade em pista grande e pista curta. Os centros esportivos são: Milano Ice Skating Arena, Milano Rho Ice Hockey Arena, Milano San Siro Olympic Stadium, Milano Santagiulia Ice Hockey Arena e Milano Speed Skating Stadium.

Clicando aqui você vai conferir um artigo completo sobre Milano, incluindo os principais locais de diversão e lazer, e o que fazer na cidade além dos pontos turísticos. 

Cortina d’Ampezzo

O coração das Dolomitas, Cortina d’Ampezzo é reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas) como patrimônio mundial da humanidade. Palco dos Jogos Olímpicos 70 anos atrás, em 1956, a ‘Rainha das Dolomitas’ mantém-se imponente e cheia de gelo. 

As Dolomitas são um destino imperdível para os amantes da natureza e dos esportes ao ar livre. Com paisagens deslumbrantes, atividades emocionantes e uma excelente infraestrutura turística, a região é uma das mais belas e populares da Itália.

As estâncias de esqui na região oferecem pistas para esquiadores de todos os níveis, além de instalações modernas e uma excelente infraestrutura turística. As cidades próximas também oferecem uma ampla variedade de atividades de lazer, como banhos termais, lojas, restaurantes e museus.

Para esta nova edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, Cortina vai receber os esportes bobsled, curling, esqui alpino, luge e skeleton. As disputam acontecem no Cortina Curling Olympic Stadium, Cortina Sliding Centre e Tofane Alpine Skiing Centre.

Tina e Milo

Tina e Milo são as mascotes que representam o evento. Tina tem casaco claro e é a mascote das Olimpíadas de Inverno de 2026, enquanto Milo tem casaco escuro e é a mascote das Paraolimpíadas de Inverno de 2026. Dois arminhos, animais da família das doninhas. Seus nomes lembram duas das cidades envolvidas nos Jogos: Tina de Cortina e Milo de Milão.

Para a escolha houve um concurso nacional que envolveu estudantes de todas as escolas italianas e só um ano depois do concurso ter começado, duas mascotes foram apresentadas durante um dos eventos mais importante em Itália: o “Festival di Sanremo”.

Mais cidades dos Jogos Olímpicos
de Inverno na Itália

Livigno

Livigno fica na Lombardia, província de Sondrio, nos Alpes italianos, perto da fronteira com a Suíça. É uma estação de esqui de alta altitude, conhecida pela longa temporada de neve com mais de 100 km de pistas de esqui (de 1.800 a 2.900 metros de altitude). Nos Jogos de Inverno, recebe provas de snowboard e esqui estilo livre no Livigno Aerials & Moguls Park e no Livigno Snow Park. 

Bormio

Bormio está na Lombardia, na região da Valtellina, cercada pelos Alpes. É famosa pelas pistas de esqui e pelas termas de águas quentes usadas desde a época romana. Também é porta de acesso ao Parque Nacional do Stelvio. Nos Jogos, será palco de provas de esqui alpino e esqui de montanha, aproveitando sua tradição em competições internacionais. As provas ocorrem no Stelvio Ski Centre.

Anterselva / Antholz

Anterselva (Antholz, em alemão) fica no Trentino-Alto Ádige/Südtirol, no norte da Itália, área de forte influência cultural germânica. Localiza-se no vale de Anterselva, próximo à Áustria, a 1.642m acima do nível do mar. É referência mundial no biatlo, com estádio moderno e etapas frequentes da Copa do Mundo. Nos Jogos, sedia as disputas da modalidade e de esqui cross-country no Antholz-Anterselva Biathlon Arena.

Tesero

Tesero está no Trentino, na região do Vale di Fiemme, área alpina conhecida pelo esqui nórdico. A cidade é pequena, com tradição em artesanato em madeira e turismo de inverno. O centro de esqui de fundo de Lago di Tesero é um dos mais importantes da Itália e recebe provas de esqui cross-country nos Jogos Olímpicos, além de combinado nórdico no Tesero Cross-Country Skiing Stadium. 

Predazzo

Predazzo, também no Trentino e no Vale di Fiemme, é cercada por montanhas das Dolomitas. É conhecida pelo complexo de saltos de esqui de Val di Fiemme, que já recebeu Mundiais da modalidade. Combina turismo de inverno e verão no “Paneveggio Pale di San Martino”, um parque natural maravilhoso. Nos Jogos Olímpicos de Inverno, abriga as competições de salto com esqui e combinado nórdico no Predazzo Ski Jumping Stadium.

Verona

Verona fica no Vêneto, no norte da Itália, entre Milão e Veneza. Cidade histórica, é famosa pela Arena Olímpica de Verona, anfiteatro romano bem preservado, e pela associação com “Romeu e Julieta”. Embora não seja alpina, a cidade sediará a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos dia 22 de fevereiro e a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos em Milano Cortina 2026. 

Inverno na Itália: como aproveitar? 

O inverno na Itália é uma época encantadora, com paisagens cobertas de neve, mercados de Natal belíssimos e uma sensação única de aconchego. Época perfeita para sua viagem. Além da beleza e charme que essa estação traz, inesperadamente muitas pessoas afirmam que o inverno na Itália pode melhorar a saúde.

Nesta época há menos dias solares, uma vez que os dias são mais curtos e anoitece mais rápido. É comum que de uma semana para outra o clima fique ainda mais frio.

Dentro das residências, por exemplo, há aquecimento e os imóveis são em geral bastante preparados para a estação, com isolamento térmico seja nas residências, comércios e outros locais. E acredite: quando está nevando, ainda que esteja frio, é um momento mais quente em comparação com os dias mais frios, de fato. 

Vocabulário para a estação mais fria do ano

É importante aprender um pouco de vocabulário relacionado às sensações que percebemos quando estamos com frio. Para você falar que “está frio” em italiano se usa “fa freddo”. Já para dizer “estou com frio”, usamos “ho freddo”.

Quando você está com frio e quer ficar mais quente, pode perguntar: “accendiamo il riscaldamento?” é uma frase para se dizer “vamos ligar o aquecimento”. 

Se você ouvir um italiano dizer “oggi la temperatura si è abbassata” significa que “hoje a temperatura caiu/a temperatura está muito baixa”. Outras frases úteis que você pode usar no inverno são:

  1. Sento freddo – sinto frio
  2. Sono freddolosa/o – sou friorenta/o
  3. Ha nevicato – Nevou!
  4. La città è coperta di neve – A cidade está coberta de neve.
  5. Ci sono trenta centimetri di neve per terra – Há trinta centímetros de neve no chão.
  6. Il cielo è azzurro dopo la nevicata – O céu está azul depois da nevasca.

Dominar frases simples é o primeiro passo para viver a Itália entendendo não só o idioma, mas o modo de pensar e se expressar do povo italiano. Essas expressões, além de práticas, revelam aspectos culturais e emocionais da língua.

Leia mais:

Matrimonio in Italia

Il matrimonio in Italia ha usi e costumi diversi in base alle regioni in cui si svolge, ma per tutti è un momento di festa e allegria.

Ler mais >

A sua dose semanal de italiano

Cadastre-se para receber a minha newsletter semanal com artigos de blog, notícias, Momento Italiano e muito mais!

plugins premium WordPress