Descubra os encantos de Milão

Milão, Itália

Se você está planejando uma viagem para a Itália, não pode deixar de visitar o coração da moda e do design, Milão! Vem comigo que vou te mostrar todos os pontos turísticos incríveis, como chegar, os custos e curiosidades desta cidade única e apaixonante.

Milão, a cidade que nunca dorme e está sempre cheia de estilo! Então, pegue seu cappuccino e acompanhe comigo neste tour maravilhoso pela capital da Lombardia!

Pontos turísticos de Milão: o que não pode faltar no seu roteiro

Milão é uma cidade rica em cultura, arte, história e claro, moda! Por isso, separei uma lista dos principais pontos turísticos que você não pode deixar de visitar. Bora lá?

Duomo di Milano (Catedral de Milão)

O Duomo, ou Catedral de Milão, é sem dúvida nenhuma a atração mais famosa da cidade e um ícone da arquitetura gótica. A construção levou quase seis séculos para ser concluída e o resultado é espetacular! Não deixe de subir até o terraço e apreciar a vista panorâmica de Milão.

Galleria Vittorio Emanuele II

Vizinha ao Duomo, a Galleria Vittorio Emanuele II é a segunda atração turística mais visitada de Milão. Este elegante espaço comercial, com restaurantes e lojas de grife, é perfeito para quem quer fazer compras ou apenas apreciar um belo aperitivo italiano.

Castello Sforzesco

Uma visita a Milão também inclui uma passagem obrigatória pelo Castello Sforzesco, uma fortaleza de origem medieval que abriga diversos museus e exposições. Além disso, o parque Sempione, que fica atrás do castelo, é ideal para relaxar e curtir a natureza em meio à cidade.

Teatro alla Scala

O La Scala é um dos teatros de ópera mais famosos do mundo e está situado no coração de Milão. Se você gosta de música e espetáculos, vale a pena conferir a programação e garantir seu ingresso com antecedência.

Pinacoteca di Brera

Considerado um dos principais museus de arte da Itália, a Pinacoteca di Brera possui uma coleção incrível de obras de artistas renomados como Rafael, Caravaggio, Tintoretto e muitos outros. Para os amantes da arte, este é um passeio imperdível!

Chegando a Milão: como planejar sua viagem

Milão, Itália

Milão é uma cidade bem conectada, tanto internamente quanto com o restante da Europa e outros continentes. Existem várias formas de chegar à cidade, e vou te contar quais são as principais:

De avião

• Se você está vindo do Brasil, provavelmente seu voo aterrissará no Aeroporto de Malpensa (MXP), o principal da cidade. Ele está localizado a aproximadamente 40 km do centro e é bem servido por transportes públicos.
  • Já o Aeroporto de Linate (LIN) fica mais próximo do centro (aproximadamente 8 km) e atende principalmente voos domésticos e de curta distância na Europa.
  • E, por fim, temos o Aeroporto de Bergamo (BGY), que está a 45 km de Milão e é uma boa opção para voos low cost.

De trem

Milano Centrale é a principal estação de trens da cidade e está bem conectada com o restante da Itália e outros países europeus. Se você estiver viajando pela Europa, pode ser uma opção econômica e rápida para chegar à cidade.

De ônibus

Milão também possui uma boa rede de ônibus, que normalmente são utilizados em viagens inter-regionais ou internacionais. O Terminal Bus di Lampugnano é a principal estação de ônibus da cidade e está bem conectada ao metrô (linha vermelha).

Cotidianos em Milão: aspectos práticos para uma boa experiência na cidade

Custos

Milão é uma cidade cara, porém, com bom planejamento é possível economizar em várias áreas, como alimentação, acomodação e transportes.

• Comida: Você pode gastar de 5 a 50 euros em uma refeição, dependendo do local e do que você pedir. Mas saiba que sempre há opções de pratos a preços razoáveis. Dica: fuja dos restaurantes turísticos e prefira aqueles frequentados pelos locais!
  • Acomodações: O preço da hospedagem varia bastante de acordo com a localização e as comodidades oferecidas. Recomendo ficar próximo ao transporte público, como metrô e ônibus, e pesquisar bastante antes de escolher seu hotel ou Airbnb.
  • Transporte: O bilhete único do transporte público custa 1,50€ e é válido por 90 minutos em metrô, ônibus e trams. A dica é comprar bilhetes de 24 horas (4,50€) ou 48 horas (8,50€) para economizar e explorar a cidade com tranquilidade.

Curiosidades

• Milão é conhecida como a cidade da moda, design e arquitetura! Por isso, não é raro se deparar com pessoas extremamente estilosas e inovações arquitetônicas a cada esquina.
  • A cidade não para! Não se assuste se, mesmo à noite, encontrar ruas movimentadas e bares transbordando de pessoas. A vida noturna milanês é bem agitada e diversificada.
  • Familiarize-se com o hábito italiano do “aperitivo”: entre as 18h e as 22h, muitos bares e restaurantes oferecem um buffet farto e delicioso para acompanhar seu drinque.

Explorando Milão: o que fazer na cidade além dos pontos turísticos

Algumas atividades e dicas para aproveitar Milão de uma forma diferente:

• Fazer um tour gastronômico: reserve um dia para experimentar as delícias locais, como o risotto alla milanese, a cotoletta alla milanese e a focaccia.
  • Assistir a uma partida de futebol no San Siro: o estádio é casa de dois dos maiores clubes italianos, AC Milan e Inter de Milão.
  • Navigli: conhecer os canais de Milão é uma ótima forma de passar uma tarde relaxante. Você pode escolher entre um passeio de barco, ou simplesmente caminhar e explorar os bares e lojas da região.
  • Andar de bicicleta nas ciclovias da cidade: Milão possui ótimas ciclovias e é possível alugar bicicletas através de aplicativos de compartilhamento.

Espero que você tenha se apaixonado por Milão como eu sou. A cidade tem muito a oferecer, e com um bom planejamento é possível vivenciar uma experiência única e incrível. Boa viagem e divirta-se na minha querida Milão!