Porque você precisa curtir cada etapa do aprendizado do idioma italiano
Entender gramática, ouvir bem ou repetir palavras não significa, necessariamente, falar italiano. Isso pode parecer polêmico para você, mas é a realidade. A verdade é que apenas estudar regras ou consumir conteúdo passivamente não leva à fluência.
Aprender italiano é se reconectar com as suas raízes, honrar os seus pais e nonos. É um momento para você aproveitar e relaxar, afinal, sua vida já é corrida, você não precisa de mais uma obrigação. Pense na paixão da sua família ao se reunir aos domingos para o almoço, aquele conselho da sua nonna (avó) ou até mesmo aquela música que você ouvia os mais velhos cantarem quando você era criança.
Todas essas memórias fazem parte do seu processo de aprendizado do italiano, que vai muito além da gramática, mas envolve principalmente a cultura, a arte e a beleza italiana. Visto dessa forma, será muito mais fácil alcançar a fluência no idioma, que se torna uma ponte para viver experiências ainda melhores.
Vamos falar italiano!
Compreender o idioma não é o mesmo que usá-lo ativamente. Muitas pessoas leem e entendem bem, mas não se arriscam a falar ou por medo, ou por vergonha, ou simplesmente por pensar que até quando não dominarem o vocabulário, a gramática, não sabem comunicar.
Para romper essa crença, é necessário usar a voz e o corpo, falando em voz alta, interagindo com o ambiente e permitindo que uma “versão italiana” de si mesma se manifeste. É importante começar a falar para ouvir o som da sua voz italiana. Falar à frente de um espelho ou da câmera do celular é uma excelente maneira para começar a treinar as expressões faciais e se ouvir.
Algumas técnicas são importantes para este momento. Começando por escutar, ler, falar, escrever e interagir, seguindo este fluxo constante durante o aprendizado. Vejamos:
- Escutar, para se acostumar com a melodia da língua;
- Ler, para fixar vocabulário e estruturas;
- Falar, para desenvolver fluência e espontaneidade;
- Escrever, para organizar o pensamento e compreender os erros;
- Interagir, para tornar o aprendizado vivo e autêntico.
Traga o italiano para o seu dia a dia!
Use o seu corpo. O italiano é um idioma com muita musicalidade e utilizar todos os músculos do seu rosto não é apenas o básico, mas o necessário junto aos braços e mãos que lhe ajudarão a transmitir a mensagem que quer passar.
Coloque o seu celular no idioma italiano. Pode parecer difícil, mas o italiano precisa estar conectado ao seu dia a dia. E o celular se tornou um objeto indispensável no nosso cotidiano. Desafie-se a colocar o idioma do aparelho no italiano para trazer a Itália para ainda mais perto de você.
Interaja com o ambiente. Sabe aqueles adesivos tipo post-it? São pequenos, coloridos e muito funcionais. Escreva pequenas frases ou expressões no papel e o cole na geladeira, na janela da sala, na porta do banheiro, na parede do quarto, entre outros, por exemplo.
Toda vez que olhar para o post-it, repita o que está escrito ao longo de alguns dias até se tornar natural. Depois disso, troque a frase e assim por diante. É um pequeno gesto para respirar um momento de aprendizado no seu cotidiano. Acredite, funciona para aprender palavras, verbos, pronomes, etc.
A partir deste discernimento do que precisa ter em mente para a técnica, você poderá alcançar a fluência. Para ter sucesso nesta caminhada rumo à Itália, sigamos este roteiro:
- Fai ordine, segui un percorso chiaro
Estudar seguindo um percurso claro, um método organizado
- Italiano autobiografico
Conecte novas palavras e ideias a memórias e experiências passadas, criando conexões fortes e duradouras.
- Italiano consapevole
Aprecie cada lição e palavra com atenção plena: escolha uma palavra para cada ciclo de estudo.
- Italiano amico
Faça amizades, compartilhe experiências e veja esse momento como um “exercício para o cérebro” para manter a mente ativa.
Faça amizades, compartilhe experiências e veja esse momento como um “exercício para o cérebro” para manter a mente ativa.
A melhor forma de organizar os estudos de italiano
Outro ponto muito importante é que você se organize para seu estudo do idioma italiano desde o início. Trouxemos algumas orientações que tornam o aprendizado mais agradável, afetuoso e, sobretudo, efetivo. Clique neste link para ver algumas dicas de ouro.


