Descubra porque o napoletano é orgulhoso da sua cultura, história e gastronomia
Napoli é uma cidade de beleza exuberante e com muita história. Localizada na região da Campania, é famosa por ser uma cidade muito movimentada e com uma identidade muito forte. Seu centro histórico tem origens muito antigas, no IX século a.C., e em 1995 se tornou patrimônio histórico da Humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas), que elogiou a cidade porque a partir da Idade Média foi sempre um centro cultural para a arte e a arquitetura.
De fato, o centro da cidade é um substrato de várias épocas históricas e encontramos edifícios como o Palazzo Reale na Piazza Plebiscito, construído em 1600, a Reggia di Capodimonte e muitos mais. Napoli foi uma das principais cidades da Antiga Grécia, tendo um papel fundamental na transmissão da cultura grega para a sociedade romana. Se tornou também um grande centro de cultura durante a República Romana.

Napoli é uma das cidades mais antigas da Europa e seu território urbano atual mantém os elementos da sua longa história. As configurações das ruas da antiga cidade grega, Neapolis, é ainda perceptível e é o que constitui a base do centro histórico de Napoli. Você acredita que em 2017, a BBC americana definiu Napoli como a cidade com “histórias demais”?
Napoli é também um dos portos mais antigos e importantes da área mediterrânea. Isto foi criado pelos gregos e ao longo da história se demonstrou um ponto estratégico para o comércio no mediterrâneo.
Não podemos esquecer que uma das primeiras coisas que você irá ver ao sair da estação de trem de Napoli é o Vesúvio. Este vulcão, que no ano de 79 d.C. destruiu por inteiro a Pompeia, se tornou hoje um terreno protegido pois integra o Parco Nazionale del Vesuvio, lugar de biodiversidade com diferentes espécies de plantas, flores e animais.
O orgulho napoletano
Em geral, os italianos costumam ter muito orgulho de suas origens – da história, da paisagem, da gastronomia. Faz parte das características dos italianos, mas em Napoli isso é muito mais forte.
O napoletano é extremamente orgulhoso da sua cultura, da sua história e da sua gastronomia. Um exemplo? A pizza! Para os napoletani a pizza é a napoletana. É a única, a verdadeira e todas as outras são uma tentativa de reproduzir algo chamado pizza. Aqui falamos sobre isso! Mas nem só. Se falarmos de doces, nada é igual a pastiera napoletana ou as famosas sfogliatelle!
Enfim, se você for visitar Napoli, se prepare para comer muito. É impossível resistir à comida de rua, os famosos fritti, que são o street-food desta cidade! Esta delícia também representa o orgulho da cidade.

Não se assuste com a língua
Em Napoli, a maioria das pessoas fala com um tom de voz alta e em dialeto, mas um turista não precisa se preocupar. Se eles falam entre eles em uma língua que você não entende é porque realmente não é para você entender, mas se você for morar lá, faz sentido aprender algumas expressões ou gírias.
Nem sempre dá pra traduzir o que foi dito em dialeto, pois, a tradução empobrece o discurso, mas isso acontece em qualquer dialeto. Também não podemos esquecer que antes da língua italiana nascer, só se falavam dialetos, portanto existem palavras, expressões que só fazem sentido em dialeto e até não existe uma tradução para o italiano.

Lugares para visitar em Napoli e região
Napoli nem só é cidade, mas também é província (em italiano dizemos “Napoli è comune e fa provincia”). E a província é bem grande com lugares lindos para visitar. Eis, algumas sugestões muito conhecidas e que valem a pena ir:
- A Ilha de Capri, com o passeio de funiculare (bondinho) e a maravilhosa grotta azzurra (gruta azul).
- O sítio arqueológico de Pompeia e suas inúmeras descobertas e na saída, uma limonada deliciosa e refrescante.
- A península de Sorrento com as suas praias e o seu visual cinematográfico.
Um pouco mais ao sul de Napoli, já na província de Salerno há lugares lindíssimos para visitar: Positano, Amalfi e a costa Amalfitana, com as praias de pedrinhas (e não areia), água cristalina e preços altíssimos.

Se você quer saber mais sobre a região, seguem dois links interessantes em italiano:
Frases úteis que todo viajante precisa saber na Itália
Viajar pela Itália é mais do que visitar monumentos e provar a deliciosa comida mediterrânea. É também mergulhar na língua e na cultura local.
Falar algumas frases simples pode transformar completamente a experiência de um turista, abrindo portas para conversas genuínas, sorrisos e até amizades.
Aprender as frases mais úteis para o dia a dia, que podem ser usadas em diferentes situações, ajuda você a se sentir mais confiante e conectado com os italianos.


