A celebração do Natale é repleta de história e costumes próprios italianos
Em uma época marcada por tradições em todos os lugares do mundo, não poderia ser diferente na Itália: o Natal também é recheado de costumes próprios. Por aqui, temos hábitos regionais e uma atmosfera de puro encantamento. Cada região celebra de forma distinta, o que reflete a diversidade cultural do nosso país.
Além disso, a figura do Papai Noel e as decorações natalinas também carregam histórias fascinantes que se conectam com as tradições locais e universais desta época especial. As datas e momentos para a abertura de presentes variam de acordo com as tradições regionais. Vamos conhecer estas tradições?
Datas e costumes
As celebrações começam no país no dia 8 de dezembro que é um dia festivo, em que se comemora a Immacolata Concezione. É neste dia que são montados os presépios e as árvores de Natal.
Na véspera de Natal, 24 de dezembro, muitas famílias italianas trocam e abrem seus presentes à meia-noite, após o cenone, a tradicional ceia de Natal. Também na noite do dia 24 é comum as famílias cantarem as músicas de Natal sejam nas praças ou nas igrejas, bem como em frente das casas. É também um momento para observar as decorações e luzes nas ruas, toda iluminação em geral que é considerada mágica.
O dia 25 é também um dia muito importante para nós italianos. Em muitas famílias a troca dos presentes advém neste dia. As crianças acordam cedo pela manhã para abrir os presentes e começarem a brincar.
Um dos costumes mais populares é fazer cartões para dar aos familiares e amigos. É uma tradição muito importante para entregar junto aos presentes. São grandes, com pinturas, desenhos e até mesmo cheiros. Na escola, por exemplo, as crianças aprendem a fazer estes cartões de forma personalizada e se divertem ao colorir, pintar e desenhar. É uma forma de doar algo criado para si e não formatado.

Como desejar “Feliz Natal” em italiano? A resposta é: “Buon Natale”. Simples assim! Ou, podemos até dizer: “tanti auguri di buon Natale!”.
Ceia e delícias à mesa
Existem diferenças culturais entre o norte e o sul do país: enquanto no norte o almoço do dia 25 é o momento mais importante, no sul a ceia da véspera é a principal celebração. E, claramente, também os pratos típicos variam muito.
Não há uma única receita de Natal para toda a Itália, mas há alimentos frequentes em várias regiões, como o peixe-espada (que não é o espadarte que é conhecido no Brasil), caviar, salmão, ostras, entre outros considerados mais “especiais”.
Normalmente, se começa sempre pelas entradas que podem ser queijos ou salada russa. Depois começam os primeiros pratos que, como de costume, a base é carboidrato. Portanto, dependendo das famílias, podemos encontrar na mesa italiana, pasta al forno, lasagna, gnocchi, risotto ou minestra con i tortellini.
Passamos depois para o segundo prato, cuja base é proteína, portanto vamos encontrar carne ao forno, carne estufada, peixe cru, peixe grelhado ou peixe frito, com acompanhamento de legumes e batatas. Em várias famílias, principalmente no norte, não pode faltar a polenta.
Chegamos depois à sobremesa que, dependendo da região e da cidade, varia muito. Em geral, em todas as casas italianas não pode faltar o panettone ou o pandoro. Mas, paese che vai usanze che trovi, portanto em Basilicata encontramos o calzoncelli, em Campania os struffoli, em Molise os mostaccioli molisani, in Toscana o panforte, etc.
Leia em italiano: Natal no Brasil e na Itália
Natal no Inverno
O clima e as decorações do Natal na Itália evocam sensações de paz e magia. Este é o período do frio, da calma e da neve que cai silenciosamente. As cores predominantes das decorações são o azul, o verde escuro, o ouro, a prata e o vermelho.
Enquanto o ouro e a prata remetem às estrelas, o vermelho simboliza as bagas nos arbustos das florestas, criando uma conexão com a natureza e com as noites mágicas de inverno.
Quase todas as ruas se enchem de luzes, são decoradas com as lâmpadas em forma de estrelas, árvores, flocos de neve e nos dá uma atmosfera única que se aprecia de maneira especial no mês de dezembro.

Feirinhas de Natal
Pelas ruas históricas, as tradicionais feirinhas de Natal encantam a todos. São as chamadas “mercatini di Natale”, que começaram na Alemanha e depois chegaram nos outros países como um todo pela Europa.
Nas feirinhas, é comum encontrar itens de vestuário, como roupas de inverno, cachecóis, blusas de lã, entre outros. Mas, também são comuns alimentos típicos da época, como o panettone, salames, queijos, torrones, massas frescas e frutas cristalizadas ou cobertas com chocolates.
Além disso, em várias feirinhas há delícias para comer na hora e, por causa do frio, uma das bebidas que se encontra facilmente em todos elas é o “vin brulé”, com gengibre, canela, anis, cravo ou outras especiarias e que é uma semelhante ao vinho quente brasileiro.
Neste período de dezembro, as praças estão sempre decoradas com o clima natalino, há também apresentações musicais, concertos em praças. Enfim, apesar do frio, o Natal é um momento de convívio, onde encontramos os nossos amigos para desejar as boas festas.



